Você sabia que o atendimento do seu hotel pode ganhar um novo nível de qualidade e eficiência com um chatbot para Whatsapp?

Pois é, o aplicativo é febre já há alguns anos no mercado e amado por sua velocidade e praticidade no envio de mensagens.

Mas não só por isso, com o tempo o Whatsapp ganhou recursos como chamadas em áudio e vídeo, status (parecido com o stories do Instagram), compartilhamento de imagens, criação de grupos, etc.

São recursos que conquistaram público em todo o mundo, chegando este ano ao um número que passa de 1,5 bilhões de usuários.

Sendo que desses, cerca de 127 milhões de brasileiros utilizam o aplicativo de troca de mensagens. O que o torna um meio de comunicação consolidado no nosso país.

E assim como qualquer outro, pode ser utilizado para fins comerciais, e um deles está no atendimento ao cliente. Principalmente, no setor hoteleiro para atender e vender para novos hóspedes.

O que poucos sabem é que esse atendimento e esse primeiro contato para a reserva de um quarto pode ser automatizado, isto é, sem a necessidade de uma pessoa por trás em todo o processo.

Basta adotar o uso de um chatbot para Whatsapp, a novidade que está mudando a velocidade dos processos de atendimento e vendas.

Neste artigo você poderá entender melhor como funciona essa ferramenta para Whatsapp, e como seu hotel pode lucrar mais se utilizar a estratégia. Confira!

 

Primeiramente… o que é um chatbot?

Um chatbot é um tipo de “robô” programado dentro do chat de uma rede social ou um aplicativo.

Ele serve para prestar atendimento prévio, como uma espécie de triagem, para quem entra em contato com você por este canal de comunicação.

Um exemplo de chatbot pode ser encontrado em páginas de celebridades, empresas, influenciadores digitais, no Facebook, através do aplicativo Messenger.

Ele funciona assim: você digita uma mensagem dentro do chat ou clica em alguma opção disposta no chat e, assim que clicar para enviá-la, a página te responde automaticamente. 

Pois é, aí está o chatbot, servindo para prestar um atendimento mais imediato e solucionar dúvidas gerais, levantadas pelos dados de uma empresa.

O chatbot também é representado por aquela janelinha de chat que abre instantaneamente ao se entrar em um site.

Geralmente, aparece também um atendente pessoal – ou um personagem fictício mesmo – no campo de chat para auxiliar com aquilo que o visitante necessita.

Essa, na verdade, foi a forma como se começou o uso dos chatbots, para exclusivo para atendimento. Com a grande aceitação e aprovação, ele se transformou em um grande aliado para relacionamento com os clientes e também para as vendas.

O que antes era necessário uma ou mais pessoas presentes no whatsapp para efetuar uma reserva, por exemplo, agora grande parte desse processo pode ser automatizado, otimizando o tempo do seu agente de reservas.

E agora isso não está exclusivo ao Facebook ou aos sites. Seu hotel também pode tero chatbot no Whatsapp. Veja mais!

 

Chatbot para Whatsapp: um marco em termos de atendimento

Pouca gente sabe, mas existem muitas empresas especializadas em desenvolver chatbots e oferecer serviços de atendimento.

Uma delas é a Hi Plataform. Pugliesi, CEO da empresa, assim como outros players de elite do mercado de desenvolvimento de chatbots, acredita que a chegada e uso do recurso tornará a experiência do cliente em áreas do atendimento melhor.

Só para se ter uma ideia da autoridade de quem está falando, a Hi Plataform já é responsável por mais de 150 milhões de atendimentos de seus chatbots no país. Já conta com 70 clientes no Brasil e já está desenvolvendo protótipos de chatbots para o aplicativo.

Isso apenas em 2017. Nesse ano, esse número cresce cada vez mais a medida que diversas empresas já estão utilizando essa tecnologia.

Outra empresa de desenvolvimento de chatbots no Brasil que reforça esse pensamento é a Plusoft. Não tão expressiva quanto a Hi Plataform, mas que conseguiu realizar 48 milhões de atendimentos por chatbots no país no ano passado.

A Plusoft acredita que a possibilidade de usar e migrar chatbots para o whatsapp será fundamental para agregar mais valor a seus serviços junto ao cliente. Tanto que já está – também – trabalhando no desenvolvimento de um chatbot próprio para whatsapp.

Uma opção focada no segmento hoteleiro, é a Asksuite. Uma empresa focada em inteligência artificial para o seu hotel aumentar as reservas diretas. Através do seu sistema, o seu hotel pode ter mensagens automáticas via site, Facebook Messenger e WhatsApp.

Nós da MarkWeb, temos uma parceria com a Asksuite com diversos clientes atendidos pelo robô de atendimento desenvolvido por eles. A união de estratégias digitais + atendimentos automáticos é bastante positiva para o aumento das reservas diretas dos hotéis.

Vale lembrar que essa tecnologia é recente e está sendo aprimorada cada vez mais e sendo viabilizada através de um API.

Mas agora é o momento de irmos ao cerne principal deste conteúdo, que é o uso dos chatbots para Whatsapp em hotéis.

 

Como o chatbot para Whatsapp irá ajudar o seu hotel?

Um chatbot para Whatsapp pode auxiliar e otimizar o atendimento de um hotel de várias formas.

E isso abrange pessoas que já estão interessadas em se hospedar, ou que já estão hospedadas ou que acabaram de sair do hotel ou pousada.

Isto porque existem necessidades, dúvidas e problemas muito gerais e simples de serem resolvidos em todas essas três etapas. Coisas que podem ser resolvidas pelas respostas programadas de um chatbot para Whatsapp.

Na etapa onde a pessoa só está interessada em reservar um quarto, um chatbot pelo whatsapp poderá guiar o futuro hóspede através de passos básicos para saber as informações mínimas de valores, benefícios e localização, por exemplo.

Durante sua hospedagem, um outro chatbot – até pode ser o mesmo, dependendo do seu nível de desenvolvimento – poderá auxiliar o hóspede com coisas mais gerais a respeito de sua estadia.

O mesmo vale para o período pós check-out, onde também pode-se empregar o chatbot para colher informações e avaliar a experiência do hóspede.

O ganho por parte do hotel está no melhor aproveitamento de tempo, com a capacidade de atender mais de um cliente simultaneamente.

Além disso, o uso do chatbot ainda possibilita o arquivamento de históricos das atividades. Ou seja, a comunicação entre o chatbot e o hóspede pode ser salva.

E por fim, temos a segmentação do atendimento, que gera ganhos de tempo, dá mais produtividade para seus colaboradores e melhora a experiência em todo o processo.

 

Torne os resultados do seu hotel ainda melhores com o marketing digital

O uso de chatbots para Whatsapp é só mais uma dentre várias estratégias de novas tecnologias digitais que as empresas podem aplicar para atrair e conquistar mais cliente.

Longe do que alguns acreditam, o marketing digital não precisa e nem deve ser restrito a empresas digitais. Ele é capaz de melhorar resultados de negócios de todos os segmentos, inclusive o setor hoteleiro.

No entanto, é preciso que o marketing digital de uma empresa seja cuidadosamente planejado. E é exatamente planejar, pensar e executar como o seu hotel ou pousada pode aumentar as reservas diretas através da internet a nossa maior expertise!

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